CRONOGRAMA DE OBRAS DA PREFEITURA DE NOVA LIMA PARA 2024 PREVÊ DESAFOGAR O TRÁFEGO NO PORTAL SUL

0

Nova alça tipo "ferradura" ligando a MG-030 à BR-356,sentido Jardim Canadá, faz parte do cronograma de obras do prefeito João Marcelo Dieguez para 2024. Foto ilustrativa do projeto

Com a aprovação pela Câmara da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista em R$ 1,2 bilhão, a Prefeitura de Nova Lima deve priorizar em 2024 o programa de mobilidade urbana, onde se inclui pelo menos oito projetos a serem executados com os R$ 250 milhões destinados à Secretária de Obras e Serviços Urbanos.

É a primeira vez que este setor lidera o ranking dos investimentos, passando a secretaria de Educação e a de Saúde, em torno de R$ 240 milhões cada, também para 2024. Entre as obras previstas estão a duplicação da alça de acesso da BR-356 à MG-030, sentido Vila da Serra. O objetivo é acabar com o gargalo ali existente principalmente nos horário de pico.

Está previsto também melhorar o trânsito ao redor do BH Shopping, uma obra de responsabilidade da prefeitura de BH, mas que entrou no cronograma do prefeito João Marcelo Dieguez, da mesma forma que ele pretende alargar o viaduto sob a ponte ferroviária, na divisa dos bairros Vila da Serra e Belvedere.

Outra intervenção importante prevista é uma alça tipo “ferradura” a ser construída após o limite da trincheira de Nova Lima e Belo Horizonte, de modo a criar um acesso da MG-030 à BR-356, sem a necessidade de se usar o trevo do BH Shopping.

Ainda em termos rodoviários, a prefeitura deve concluir no ano que vem a pavimentação da MG-437, ligando o município a BH, via-Sabará, proporcionando à cidade uma segunda porta de saída, uma espécie de rota alternativa, em caso de obstrução da MG-030.

O cronograma de obras inclui ainda duas avenidas: uma de retorno do bairro Jardim Canadá, saindo da avenida Toronto, perto do Porto Chefão, até a Curva do Retiro, na BR-040, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária, fazendo uma meia lua na Toronto, de modo a desafogar o tráfego local, jogando o de veículos pesado para essa nova via.

Com isso, a prefeitura possibilita ao DNIT a construção de um novo retorno para BH sob a rodovia, deixando o atual túnel de duas bocas da Toronto para o tráfego local de veículos leves, evitando, desta forma, os frequentes congestionamentos naquele trecho.

Outra avenida prevista é a do Jardim da Torre conectando a MG-030, na altura do condomínio Ville de Montagne (logo após o posto da PRE) ao bairro Jardim da Torre (próximo à Fundação Torino e ao Belvedere).

Por fim, pretende o prefeito João Marcelo Dieguez dar prosseguimento à antiga avenida de Rio de Peixe, ligando a MG-030 à BR-040, altura do trevo de Ouro Preto, numa extensão de 22 km, quatro deles já prontos, e que servirá de terceira rota de saída da cidade, desta feita para o Rio e a Zona da Mata, via Ouro Preto e Mariana.

OPINIÃO
Desafogar o trânsito na região do BH Shopping, seja no sentido da capital ou do Alphaville e Jardim Canadá, é de fundamental importância e a prefeitura de Nova Lima tem dinheiro suficiente para isso. Nada de ficar dependendo, financeiramente, da prefeitura de BH ou do DNIT, acho que o prefeito João Marcelo Dieguez está correto em tomar frente disso. Tem que acabar com os congestionamentos em torno do BH Shopping e ponto final. As demais obras previstas, a da pavimentação da MG-437, já em andamento; a da nova avenida tirando o trânsito pesado da rua Toronto, no bairro Jardim Canadá, e da avenida de Rio de Peixe, ligando a MG-030 ao Trevo de Ouro Preto, são igualmente importantes para a mobilidade urbana e o desenvolvimento do município. Algumas destas frentes de trabalho ficarão para o próximo mandato, até porque envolve recursos federais, mas o que depender da prefeitura, será executado dentro do prazo previsto porque quando se tem dinheiro e vontade política, tudo se revolve.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!