PODE DAR W.O. NAS ELEIÇÕES EM NOVA LIMA ESTE ANO, UMA DAS CIDADES MAIS RICAS DO BRASIL

0

João Marcelo durante palestra para empresários em recente evento em Araxá.Foto/Divulgação.

O prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez (Cidadania) pode ficar sem adversário nas eleições de outubro, um fato inédito no município que tem um orçamento previsto para este ano de R$ 1,3 bilhão para pouco mais de 100 mil habitantes.

O único adversário até agora é o ex-prefeito Vitor Penido, do P L, mas para o Ministério Público ele está inelegível até agosto de 2025 e não poderá concorrer no pleito de outubro.

O MP pediu dia 4 que a 2a Vara Cível da Comarca faça-o cumprir a sentença transitada em 26 de agosto de 2022, tornando-o inelegibilidade por três anos. Ele e seu filho Vitor Vinícius, que foi seu secretário de governo na administração passada.

Eles foram condenados em 2014 por improbidade administrativa pela venda de combustível do posto da família para a frota da prefeitura quando Vitor era prefeito em 2001, em uma ação movida pelo PT.

Se a justiça eleitoral acatar o pedido do promotor Rodrigo Otávio Mazieiro Winis, da 3a Promotoria de Justiça, João Marcelo não terá adversário em outubro. Vai dar W.O. Sigla em inglês para “Walkover” (“vitória fácil”, em tradução livre).

A defesa de Vitor alega que ele não recorreu da decisão de última instância — diferentemente do que ocorreu com o seu filho — e que a sua sentença expirou em abril. E deve, por essa razão, tentar uma liminar para obter o registro de sua candidatura, como ocorreu com o também ex-prefeito Carlinhos Rodrigues em 2020.

Também condenado por improbidade administrativa, Carlinhos se candidatou a prefeito por meio de liminar, mas não obteve sucesso na justiça e ficou fora do páreo. A história pode se repetir nestas eleições, com a diferença de que havia em 2020 sete candidatos ao cargo.

Nesta eleição apenas o prefeito é candidato até agora. Ele tem o apoio de todos os 10 vereadores, 16 partidos e 80% da população, conforme a última pesquisa de opinião registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!