PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DO PREFEITO JÃO MARCELO DIEGUEZ NO LEITO FERROVIÁRIO DA DIVISA COM O BELVEDERE JÁ ESTÁ PRONTO. PRESERVA O PARQUE E RESOLVE O PROBLEMA

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João Marcelo durante a apresentação do projeto em suas redes sociais. Foto/Reprodução

O  prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez apresentou num vídeo bem didático e ilustrativo, o seu projeto para resolver o problema de mobilidade urbana na divisa do Vila da Serra com o Belvedere e a preservação do Parque Linear, suas reservas e o espaço público e de lazer.

O objetivo, segundo Dieguez, é acabar com o gargalo da MG-030 nesta região do entorno, facilitar o acesso dos moradores de Nova Lima à BR-356 e à região do BH Shopping, de modo a promover mais segurança, conforto e lazer a todos, de maneira bem prática.

Conforme o vídeo, o parque linear será mantido de acordo com o ato de adesão assinado nesta terça-feira entre as prefeituras de BH e Nova Lima, o Ministério Público e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) que dá 180 dias de prazo para projeto conjunto dos dois municípios.

A mobilidade urbana –acesso veicular até o Anel Rodoviário será feito sobre o pontilhão que divide os dois municípios até a distribuição do trânsito para o Rio/BH/262, utilizando-se o traçado da ferrovia e rodoviário já existentes, desafogando assim o trânsito da MG-030 com essas alternativas.

Este projeto, com certeza, terá a aprovação da prefeitura de BH, da SPU e dos moradores da região, devido à sua praticidade e a baixa complexidade das intervenções que envolvem, além das prefeituras e da União, o Denit e o DER, porém sem qualquer procedimento invasivo nas rodovias.

A criação deste parque se arrasta há vários anos. São 5 km de extensão. Conforme o projeto o parque vai contar com várias praças conectando a área urbana a uma Mata Atlântica com várias nascentes no pé da Serra do Curral.  Algo em torno de 700 mil metros quadrados de áreas preservadas.

Aliás, a União pretendia vender o trecho ferroviário para pagar dívidas trabalhistas da Rede Ferroviária Federal, isso em 2012/13, como relata o ex-secretário de Planejamento de Nova Lima da época, Gabriel Gobbi. Ele esteve na reunião do conselho da SPU e alertou sobre o projeto que as prefeituras das duas cidades vizinhas tinham para o local.

Havia inclusive um projeto do prefeito de BH Márcio Lacerda de levar o metrô até o BH Shopping, com utilização do trecho ferroviário, conforme tratativa feita com o prefeito de Nova Lima Cássio Magnani Junior. Eles chegaram a se sentar para discutir este projeto que não foi adiante.

Ou seja, se o terreno fosse vendido para a iniciativa privada, os futuros donos teriam problemas com os prefeitos de BH e Nova Lima que queriam o trecho para resolver problemas de transporte de massa e também para a utilização do mesmo para áreas de lazer e de preservação ambiental, etc. Enfim, o problema iria parar na justiça.

Os argumentos do secretário foram acatados e o imóvel não foi vendido. Mas aí começou um verdadeiro cabo de guerra entre moradores do Belvedere, que queriam a área para lazer, e a prefeitura de Nova Lima que precisa do terreno para distribuir o trânsito na divisa das duas cidades sem os gargalos de hoje.

Está de parabéns a prefeitura de Nova Lima pela iniciativa e creio que esta obra de mobilidade urbana não vai ter nenhum entrave que possa impedi-la, tanto no aspecto do meio ambiente quanto nas intervenções rodoviárias, até porque dinheiro Nova Lima tem para fazer a sua parte.

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