CÂMARA DE NOVA LIMA CRIA O CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (CIAC) QUE TERÁ INCLUSIVE UM POSTO PARA RETIRADA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE

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O presidente da Câmara Thiago Almeida durante o descerramento da placa inaugural do CIAC ao lado dos delegados Karina Resende e Helton Cota Lopes. Foto/A Notícia

Enquanto o prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania) investe pesado nas políticas públicas e sociais em Nova Lima, o presidente da Câmara, Thiago Almeida (PSD), não faz por menos.

Almeida inaugurou nesta segunda-feira, 1º de julho, o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), um serviço multifuncional criado para facilitar a vida da população por meio de parceiros conveniados.

Além do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que conta inclusive com serviço de achados e perdidos, tem o Centro de Atendimento Integrado às Vítimas de Violência (CIAVV), e o Sine (Sistema de Intermediação do Novo Emprego).

O CIAC oferece também orientação jurídica e até um Posto de Identificação da Polícia Civil. O convênio foi assinado nesta segunda-feira em concorrida solenidade no plenário da Câmara.

Participaram do evento o delegado-chefe do 3º Departamento de Polícia Civil de Vespasiano, delegado Helton Cota Lopes,representando a delegada-chefe da Polícia Civil de MG, Letícia Gamboge, e a titular da regional de Nova Lima, delegada Karina Resende.

Diversas outras autoridades –entre os quais vários vereadores –se fizeram presentes ao evento considerado pelo presidente Thiago Almeida como “um marco na história do legislativo.

A inciativa, segundo Almeida, reforça o comprometimento da atual gestão em ouvir a comunidade e transformar as demandas em ações diretas. A expectativa, diz o presidente, é dobrar o número de emissão de carteiras de identidade no município e região, hoje na faixa de 15 a 20/dia.

O CIAC fica no andar térreo da Câmara, com portas abertas para a rua Benedito Valadares, e atendimento durante o expediente de segunda a sexta-feira.

OPINIÃO

É como disse o presidente Thiago Almeida durante o evento: além de fiscalizar o executivo e legislar, cabe à Câmara ampliar o atendimento ao público de forma diversificada para melhor atender o cidadão em tudo que for necessário. É preciso ouvir as pessoas, dirimir suas dúvidas e solucionar as suas necessidades da forma mais facilitada possível, por meio de parceiros conveniados. Este é o papel do Poder Legislativo enquanto Casa do Povo: um poder integrado para a intermediação das demandas públicas. A Câmara tem hoje um quadro de servidores altamente qualificado para isso, fato este ressaltado pelo presidente como consequência das mudanças feitas na Casa com a valorização principalmente dos concursados. Um bom Poder Legislativo é aquele que se qualifica de A a Z, e este tem sido o trabalho da atual administração na busca de parceiros para melhor atender a população.

 

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