PREFEITURA DE NOVA LIMA TEM QUATRO PROJETOS RODOVIÁRIOS EM ESTUDO, ALÉM DE UM POR TELEFÉRICO (BONDINHOS).

0

Teleféricos ligando a sede de Nova Lima à divisa com BH, sobre o Parque da Serra do Curral, é um dos projetos de mobilidade urbana em estudo na prefeitura. O modelo é semelhante ao utilizado em Medellín, na Colômbia, com suas cabines de passageiros. Foto/Reprodução

Não é por falta de projetos que Nova Lima ficará ilhada numa eventual obstrução da MG-030, a sua única porta de saída, hoje com um fluxo diário de mais de 15 mil veículos. Quatro projetos rodoviários estão em estudos na Prefeitura, além da instalação de um teleférico ligando os dois municípios, semelhante aos bondinhos de Medellín, na Colômbia.

Estes projetos fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana do município. Alguns deles em estudos desde o início do século. Outros, mais recentemente, como é o caso dos bondinhos elaborado em 2018. Enfim, o que não falta são ideias, desenhos e recursos próprios para a viabilização da maioria deles.

O primeiro projeto – aparentemente o mais viável, barato e próximo de acontecer – é a pavimentação da MG-437 até Sabará, cerca de 12,5 km, sendo pouco mais de 8 km em território de Nova Lima e o restante na cidade vizinha. A obra chegou a ser licitada e executada pelo DER, com aporte da prefeitura de R$ 26 milhões, mas não foi adiante.

O DER debandou do trecho e devolveu o contrato para o prefeito João Marcelo Dieguez que enviou um pedido de autorização da Câmara, já aprovado, para asfaltar a estrada até o limite de Sabará, ao custo de R$ 46 milhões. Em que pé está este processo, não sabemos.

Este convênio com o DER começou no governo de Vitor Penido e foi sacramentado pelo atual. A rota ligaria a MG-030, via avenida Januário Laurindo Carneiro, à MG-437, no centro, até Sabará/BH/Aeroporto de Confins e à BR-262, conectando o município à região Leste da Capital e do Estado.

A outra alternativa, seria a da avenida que sai da MG-030, altura do bairro Honório Bicalho, até o Alphaville/BR-040/356, sentido Ouro Preto e demais cidades da Zona da Mata. São pouco mais de 22 km de uma via duplicada, sendo que destes, quatro quilômetros já foram abertos. O projeto é de 2008 e não foi adiante por problemas ambientais.

Esta avenida, na localidade de Rio de Peixe, foi incluída no cronograma de obras do atual governo de João Marcelo Dieguez. Trata-se de uma obra cara a ser financiada pelo Governo Federal, com aporte do município. O projeto original previa recursos do Ministério do Turismo.

A terceira alternativa, que na verdade seria um paliativo, é o projeto de abertura da Avenida Jardim da Torre. A via sairia do km 15 da MG-030, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária, até o bairro do mesmo nome, no Vila da Serra. A topografia deste seu traçado não ajuda, mas a via serviria de rota alternativa.

O quarto projeto rodoviário ligando a cidade a BH, aproveita o leito ferroviário desativado a partir do ramal de Águas Claras, na BR-356 (próximo à região dos motéis), até a estrada de Sabará, na altura da subestação da Cemig, divisa dos dois municípios.

Por fim, existe um outro projeto também muito interessante, que é o da instalação de bondinhos com saída das imediações da Praça do Mineiro até o Vila da Serra, passando sobre o Parque da Serra do Curral. Um meio de transporte de massa muito eficiente utilizado por vários países, e de certa forma também turístico.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!