AGU PEDE INDISPONIBILIDADE DE BENS E QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO E FISCAL DE 18 EMPRESAS E CERCA DE 30 GOLPISTAS

Investigação aponta Antônio Camilo Antunes, o "Careca do INSS", como o principal operador do esquema de fraude n instituição. Fot/Reprodução
A “Operação sem Desconto”, desencadeada pela Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU) para desbaratar a quadrilha que atuava dentro do INSS para tomar dinheiro dos aposentados e pensionistas, via crédito consignado, cujos contratos eram feitos na rede bancária credenciada, envolve 18 entidades associativas, sindicais e consultorias, e cerca de 30 pessoas. Algumas ligadas a mais de uma empresa. Todas as pessoas jurídicas e físicas citadas estão com pedidos na justiça de indisponibilidade de bens e quebra de sigilo bancário e fiscal.
Ainda segundo o texto da Tutela de Urgência de Natureza Cautelar Antecedente protocolado na Justiça Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, os atos lesivos à Administração Pública Federal (INSS) foram praticados no Distrito Federal e em mais treze estados da federação, alcançando nível nacional, sendo o fórum “competente para processar tanto esta demanda cautelar, como a futura ação principal, nos termos estabelecidos art. 21, da Lei nº 12.846, de 2013 e do art. 2º da Lei nº 7.347, de 1985”.
O montante arrecadado por estas empresas e consultorias chega a R$ 2,5 bilhões, conforme levantamento feito pela DATAPREV. Boa arte das entidades são acusadas de “pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos” (propinas) para terem seus convênios firmados com o INSS. Outras, eram apenas uma fachada. O principal nome do esquema traçado pela AGU e a PF é o seu operador Antônio Camilo Antunes. O nome dos funcionários do INSS envolvidos não foram divulgados, mas serão devidamente identificados durante o processo que vai apurar responsabilidades na facilitação dos convênios.
As empresas envolvidas e seus respectivos sócios são: 1-Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB), sócios Cecília Rodrigues Mota, Maria Liduína Pereira de Oliveira, Maria Ferreira da Silva, Valdir Prado Santana Santos, Raimundo Cunha e José Lins de Alencar Neto. 2-AAPPS (Universo Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social). Sócios: Marcos José Lins Moura Santos, Alberto Gonzaga de Lima, Marcela Lins Moura de Figueiredo, Edmilson Miguel Arcanjo Dias de Andrade e Valdir Prado Santana Santos. 3-Associação de Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (AMBEC). Sócios: José Hermicesar Brilhante Palmeira, Marilisa Moran Garcia, Antônio Fratic Bacic e Luciene de Camargo Bernardo. 4-Confederação Brasileira da Pesca e Agricultura (CBPA). Presidente: Abraão Lincoln Ferreira da Cruz.5-União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos (UNASPUB). Sócios: Marci Eustáquio Teodoro e Maria das Graças Ferraz. 6-Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (AAPEN), anteriormente denominada de Associação Brasileira dos Servidores Públicos (ABSP). Sócios: Cecília Rodrigues Mota, Francisca da Silva de Souza e Maria Eudenes dos Santos. 7-Associação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (ASBRAPI), ligada à Força Sindical. Dirigente Edmilson Fernandes Lima. 8-Associação de Suporte Assistencial e Beneficente para Aposentados, Servidores e Pensionistas do Brasil (ASABASP(*).9-Associação no Brasil de Aposentados Pensionistas DA Previdência Social (APBRASIL(*).10-Centro de Estudo dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (CEBAP(*). 11-Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (APDAP) PREV). José Carlos de Jesus. 12-Caixa de Assistência aos Aposentados e Pensionistas (CAAP) (*).
CONSULTORIAS
13-Vênus Consultoria, Assessoria Empresarial SA. Sócios: Alexandre Guimarães e Rubens Oliveira Costa. 14-Prospect Consult Empresar Ltda. Sócios: Romeu Carvalho Antunes, Milton Salvador de Almeida Junior e Antônio Carlos Camilo Antunes. 15- Brasília Consultoria Empresarial AS. Sócios: Romeu Carvalho Antunes, Milton Salvador de Almeida Junior e Antônio Carlos Camilo Antunes. 16-Curitiba Consultoria em Serviços Médicos AS. Sócios: Rubens Oliveira Costa e Thaís Hoffmann Jonasson. 17-THJ Consultoria Ltda; Thaís Hoffmann Jonasson. 18-Centro Médico Vitae Care. Sócios: Thaís Hoffmann Jonasson e Priscila Mattos Gomes.
(*) Figura jurídica sem a identificação de sócios.
OPINIÃO DO EDITOR
Está cada vez mais claro que os aposentados e pensionistas vítimas deste golpe bilionário terão que ser ressarcidos com o máximo de urgência. O questionário divulgado pelo Meu INSS sobre se a adesão foi ou não consentida não tem validade. As empresas fraudaram a Previdência com a conivência da rede bancária do crédito consignado e terão que devolver o dinheiro roubado. Entidades famosas como ASABASP, APBRASIL,CEBAP E APDAP PREV eram fachadas. Já outras pagavam propinas a funcionários do INSS, como a AAPB, AAPPS UNIVERSO, AMBEC,UNSPUB (esta muito ligada ao banco BMG), AAPEN e ASBRAPI, conforme apurou a PF e a AGU. Uma investigação mais aprofundada vai chegar a valores astronômicos. Se o governo não agir rápido, quebra a Previdência e o SUS, ocasionando um genocídio de idosos no País. A justiça tem que acabar com estas entidades e prender os culpados até receber deles o último centavo roubado.