MAIOR CRECHE COMUNITÁRIA DO ESTADO COMEMORA 30 ANOS DOMINGO EM NOVA LIMA
A Creche Comunitária São Judas Tadeu, a maior do Estado — com capacidade para 700 alunos, particular, gratuita e em regime integral–, completa no final do mês 30 anos de fundação no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, região Noroeste da cidade.
A instituição pertence à tradicional família Almeida. Foi fundada pelo soldado PM Flávio de Almeida, em 1995, com apoio da comunidade. O objetivo era atender as famílias carentes do bairro, que fica distante mais de 40 km da sede do município, via BR-040.
Tudo começou numa casa alugada, onde foi construída um pequena sede na rua Príncipe Charles. Depois, veio a nova e atua sede na avenida Florença, 2040, numa parceria com a MBR e a comunidade que a abraçou,
de tal maneira a torna-la a mais completa de Minas.
São atendidas crianças de quatro meses a 12 anos, que passam o dia todo na instituição. Os acima de 12 anos frequentam a Escola de Futebol da São Judas, um projeto social que tem como objetivo tirar os adolescentes da rua e levá-los para o convívio com a creche, onde estudaram.
São quase mil famílias atendidas na região, com trabalhos voluntários e remunerados de profissionais altamente qualificados, pagos com apoio dos moradores e do setor empresarial. A creche tem berçários, biblioteca, área de lazer, uma moderna cozinha industrial, salas de reunião e auditório, tudo da melhor qualidade e bom-gosto.
DE PAI PARA FILHO
Seu fundador Soldado Flávio de Almeida, ex-vereador de cinco mandatos na Câmara, criou o filho, Thiago Almeida, atual presidente da Câmara e da instituição, dentro da creche, como um de seus primeiros alunos.
Sem a dependência dos recursos públicos, a instituição passou por grandes dificuldades nestas três décadas de existência. Teve que fechar as portas por quase dois anos durante a pandemia da Covid 19. Foram tempos difíceis para toda a comunidade.
Mas ainda assim não faltaram alimentos para as crianças e nem apoio logísticos às suas famílias. Antes do retorno de seu funcionamento pleno, a instituição passou por uma reforma completa feita em parceria com a Cedro Mineração.
A empresa, principal parceira da creche, dotou o prédio, de dois pavimentos e amplos ambientes, com áreas recreativas mais amplas e acomodação pedagógica com mobiliário e estrutura do que há de mais moderno e de bom-gosto, para o ensino humanitário de excelência.
“UM LAR ESTENDIDO”
As festividades, abertas ao público, estão. previstas para acontecerem de 9 às 13h com muitos, sorteios para crianças e adultos – inclusive de motos elétricas-, e lazer para as crianças. Para o presidente da instituição, Thiago Almeida, a creche é um lar estendido da comunidade:
“Nossa creche não é apenas um espaço físico, é um lar estendido, um porto seguro, uma verdadeira escola de cidadania e de solidariedade”, comemora Thiago Almeida, um dos alunos pioneiros da creche que hoje dirige com muito orgulho.
OPINIÃO
Visito com frequência esta creche. Ela é, sem dúvida, o principal cartão posta do bairro, pelo trabalho socioeducativo e altruísta desenvolvido pela comunidade e a família Almeida. É difícil de se ver um trabalho desta magnitude bancado pela iniciativa privada em parceria com empresários e a participação efetiva dos moradores do bairro. São 30 anos caminhando com as próprias pernas, com superação e resiliência. É a maior de Minas e, como bem disse o presidente da instituição, Thiago Almeida, “não é apenas uma creche, é um lar estendido”. Parabéns a todos. Funcionários, diretoria, voluntários e os profissionais da área pedagógica. Será, com certeza, uma grande festa esta comemoração de domingo.
