O PRECONCEITO REVERSO DO VEREADOR WESLEY DE JESUS NO EPISÓDIO DA OUC EM NOVA LIMA
Wesley de Jesus durante a entrevista ao Banqueta em Foco comandado por Fred Sarti.Foto/Reprodução
Ao afirmar na Tv Banqueta que o empreendimento proposto pela Operação Urbana Consorciada (OUC) em Nova Lima “não é para a nossa população raiz” (subentende-se da sede), o vereador Wesley de Jesus (Republicanos) quer transformar uma percepção individual e subjetiva de “pobre contra rico” em. uma situação mensurável de preconceito reverso.
A Operação Urbana Consorciada é um instrumento de planejamento urbano, previsto no Estatuto da Cidade, que busca a transformação e reurbanização de uma área específica através de uma parceria entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.
Quanto aos empreendimentos imobiliários, eles têm como proposta exatamente atrair pessoas para aquele lugar, independentemente de onde elas vierem. Se forem de fora da cidade, melhor para a economia do município. Logo, não há sentido esta repulsa do vereador contra o empreendimento, pelo. menos neste aspecto. A não ser o de recrudescer a oposição contra o governo.
O empreendimento é recomendado pelo executivo municipal e tem como parceiros a AngloGold Ashanti e a construtora Concreto. Seu objetivo é construir prédios residenciais e comerciais no centro, ao lado do pátio industrial da antiga Morro Velho, cujas benfeitorias serão revitalizadas para visitação pública e eventos culturais.
Wesley disputou a prefeitura na eleição de 2020 contra João Marcelo Dieguez, que venceu o pleito e se reelegeu em 2024, se tornando o seu maior adversário político na cidade. Jesus faz oposição sistemática ao governo. É um excelente vereador, mas a necessidade de se opor a tudo que o prefeito faz o torna um critico destrutível.
Este radicalismo do “quanto pior, melhor”, não é bom para a cidade. Também sou um critico contumaz do prefeito, mas apenas quando discordo do que ele faz e não de tudo que faz. É o que chamamos de criticas construtivas, sempre na defesa do interesse
Não sou ingênuo de esperar elogios de opositores na vida pública, mas a oposição cega é descabida.
