SUBIU PARA 1 MILHÃO O NÚMERO DE PESSOAS CONTAMINADAS PELA COPASA EM NOVA LIMA
Dejetos da ETE da Copasa, no Jardim Canadá, são despejados em córrego que desagua no Rio das Velhas de onde é captado a água pelo Sistema Bela Fama para abastecer mais de um milhão de pessoas. Foto/Reprodução
A contaminação da bacia de Fechos pela Copasa, em Nova Lima, atinge mais de um milhão de consumidores – e não 280 mil, como vinha sendo divulgado antes. A denúncia é do Movimento “Fechos, eu Cuido”, e exige uma intervenção urgente dos órgãos responsáveis pela preservação do Meio Ambiente.
Em resposta a este site, a Copasa admitiu a contaminação, culpando moradores e empresas do bairro Jardim Canadá pelo despejo do esgoto nas galerias pluviais. A companhia alega que os dejetos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é descarregado no Córrego Seco, dentro dos preceitos da legislação ambiental.
Ocorre, no entanto, que esta descarga desce para o Córrego Fechos, que, por sua vez, deságua no Ribeirão Macacos — afluente do Rio das Velhas.
E é justamente o Rio das Velhas que alimenta a Estação de Tratamento de Água da Copasa em Bela Fama/Nova Lima, sistema este responsável por abastecer mais de um milhão de pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, afirmam os ambientalistas.
A contaminação da água pelas bactérias , vírus e parasitas que se desenvolvem no esgoto pode causar doenças graves, como Hepatite A, Febre Tifoide e Cólera, além de Disenteria, Gastroenterite, Giardíase e Ascaridíase. A reportagem a tentou entrar em contato com o presidente da Câmara de Nova Lima, Thiago Almeida, mas não obteve retorno.
A expectativa dos ambientalistas é de que os vereadores entrem nesta questão para impedir um dano maior à saúde pública. A Copasa já foi multada em mais de três milhões pelas irregularidades, mas recorreu das multas por entender que o problema não era da companhia.
