DEPUTADO JOÃO VITOR XAVIER MANDOU BEM NA DEFESA DAS OBRAS VIÁRIAS NO GARGALO DO BELVEDERE
Deputado João Vitor Xavier saiu em defesa de Nova Lima ao saber que a obra de alargamento do trevo do Belvedere poderia ser interrompida. Foto/Internet
Sempre reclamei da falta que faz Nova Lima ter maior representatividade nos parlamentos estadual e federal para defender os interesses do município em áreas que vão além de suas fronteiras.
Embora territorialmente maior do que a Capital, a cidade praticamente não é passagem para lugar algum. Ninguém passa pela sede para seguir viagem. Costumo dizer que somente o Rio das Velhas passa por aqui.
Nova Lima é um bate-volta. Faz divisa por rodovia com Raposos e Rio Acima, via MG-030, que fica na parte alta, no contorno da cidade; com Sabará, pela MG-437, não pavimentada, e com BH, no Belvedere. Divisa também com Brumadinho, mas via BH. É longe.
Mesma situação com Itabirito, pela BR-040, na região Noroeste. Com cerca de 120 mil habitantes, rica (orçamento de R$1,5 bilhão) e melhor IDH do Estado, o município tem um colégio eleitoral baixo, se comparado com os de seu porte.
Gira em torno de 60 mil eleitores. Voto útil abaixo de 50 mil. Fez até hoje apenas três deputados: José Gomes Pimenta, o Dazinho, e o ex-prefeito Sebastião Fabiano, no mesmo período (1963-1967). Ambos cassados pelo regime militar.
Já o ex-prefeito Vitor Penido foi três vezes deputado. Suplente de Estadual (ocupou o cargo entre 1986-1988) e Federal (2007-2011, reeleito até 2015). Nenhum outro candidato a deputado da cidade foi eleito nem para a suplência.
Todos os demais deputados majoritários da cidade são forasteiros. Alguns circulam por aqui e outros não. Talvez por isso – e o baixo colégio eleitoral, eles não demonstram compromisso com Nova Lima. Este o motivo de minhas reclamações.
Alguns, como o federal Níkolas Ferreira (PL), que teve 10 mil votos aqui na eleição passada, é um fantasma. Se este the flash aqui esteve, ninguém viu. Os problemas da cidade nunca fizeram parte de suas pautas.
Bruno Engler, também do PL, é o Estadual mais votado. Se fez alguma coisa por Nova Lima, eu não sei. Acho que, de significante, nada! Pelo menos não consta no meu radar – e olha que sou muito atento a isso
O terceiro mais votado é o João Vitor Xavier (Cidadania), da vizinha Caetés. De todos, é o mais presente na cidade. Teve mais de quatro mil votos e, justiça seja feita, ele vem brigando muito pelos nossos problemas ultimamente.
Falar de Nova Lima ele sempre falou nos microfones da Rádio Itatiaia, que nasceu aqui. A emissora é muito ligada aos problemas do Villa Nova. Mas, me refiro a entrar no rinque e encostar os inimigos da cidade na corda. Bater sem dó.
Já o critiquei muito. Com e/ou sem razão, porque sou ácido, porém não sou o dono da verdade. Mas, convenhamos, JVX tem tido uma presença constante nas demandas de Nova Lima e isso merece registro.
Dias atrás ele priorizou a cidade na briga pelas obras viárias no gargalo da MG-030, no Belvedere. Tão logo soube da decisão do MP de pedir documentos ao prefeito de BH, Álvaro Damião, sobre o licenciamento para o alargamento do acesso à BR-356, JVX correu atrás na defesa da obra.
Foi um pedido de praxe do MP, ao ser questionado pelos moradores contra a obra. Não importa. JVX foi ao prefeito, ao procurador do MP, enfim, colocou a luva e socou forte. Condenou a “politização” da demanda
É assim que eu gosto. Ele está certíssimo. Agiu como deveria, dentro de suas prerrogativas e com coragem. Atitudes assim temos que valorizar, porque sem o apoio da ALMG, fica difícil as coisas para Nova Lima.
Sem deputado ou senador na briga, é tudo muito complicado. O governo do Estado não ajuda em nada, desde a época do Aécio Neves. O Governo Federal está quebrado, sem rumo e atordoado.
Espero que o federal Fred Costa (PRD), também sempre muito bem votado aqui, nos ajude mais nas demandas que envolvem a União, como é o caso da via projetada pela prefeitura no Parque Linear e nas intervenções viárias nas BR-356/040.
Precisamos, urgente, de um túnel novo de retorno na BR-040, no Jardim Canadá. O de duas bocas da rua Toronto vem travando o trânsito pesado na região. De vez em quando uma carreta entala nele e para tudo.
Agora que vão duplicar a rodovia até Juiz de Fora, seria bom já começar com este túnel projetado nas imediações da Curva do Retiro, antes do posto da PRF.
