O EMOCIONANTE SONHO DE UM SOLDADO E SEU FILHO QUE VIROU REALIDADE
Soldado Flávio de Almeida contando no vídeo a história da creche que criou do nada e hoje é a maior do Estado, tendo como presidente o seu filho Thiago
Em um País corrupto e uma sociedade capitalista que empurra tudo para a responsabilidade do Estado, que por sua vez prioriza o que dá voto, é emocionante ver nascer e crescer uma obra social bancada por uma família simples com ajuda da comunidade pobre e dos amigos ricos.
Falo da Creche Comunitária São Judas Tadeu, a maior do Estado, que comemorou dia 28 seus 30 anos de fundação no bairro Jardim Canadá, Nova Lima, com a presença de mais de quatro mil pessoas, entre autoridades, benfeitores e as famílias simples da região.
Um vídeo institucional divulgado pela creche, como parte das festividades, conta a sua história que começou em 1995, quando o soldado PM Flávio de Almeida, sentindo a necessidade de um local para acolher as crianças para as mães trabalharem, alugou a casinha da “Tia Preta”, na rua Charles, para abriga-las com a ajuda da família e da comunidade.
Um imóvel simples que logo ficou pequeno para receber as crianças. A iniciativa sensibilizou alguns empresários a quem o militar pedia comida, agasalhos e materiais para as crianças de sua creche, entre as quais, seu filho Thiago Almeida, hoje presidente da Câmara Municipal.
Vendo as dificuldades dos Almeida para acolher tantas crianças, os empresários amigos da creche decidiram ajudar com a construção de uma sede própria de dois pavimentos na rua Florença, com mobiliários e instalações amplas capazes de atender a demanda da região.
O prédio foi um divisor de águas para o crescimento da creche, sem a dependência do Poder Público. Uma brigada de voluntários socorreu a família Almeida que, mesmo com o apoio dos empresários amigos da creche, vivia momentos de dificuldades
O regime integral e o ensino básico, dentro dos padrões educacionais de qualidade, exigiam a contratação de profissionais para as salas de aula, monitores e nutricionistas. Foram tempos difíceis, como contam Flávio e o seu filho Thiago no vídeo.
Um destes momentos difíceis, foi na pandemia da Covid 19, quando a creche teve que fechar as portas por quase dois anos. Neste período, o prédio foi reformado pela Cedro Mineração, uma das principais parceiras da creche, proporcionando um retorno triunfal dos alunos
Hoje a instituição fornece cerca de quatro mil refeições diárias, com uma equipe pedagógica de excelência e um cuidado cada vez mais eficiente com as crianças que têm no educandário uma extensão de seus lares, como destaca o seu presidente, Thiago Almeida.
Uma obra fantástica, mantida sem o braço do Poder Público pela comunidade que abraçou a causa dos Almeida, para o bem de todos. Confesso que é raro ver um projeto desta dimensão sem o viés político, mesmo com pai e filho se tornando vereadores.
Flávio ocupou a Câmara em cinco mandatos e Thiago está no seu segundo mandato de vereador e de presidente da Mesa Diretora, ambos eleitos pela força da comunidade que tanto ajudaram. Ainda assim, eles nunca cogitaram transferir a creche para o município.
Preferiram ficar sem os generosos auxílios e subsídios a que têm direito as instituições e entidades proclamadas de utilidade pública dentro do orçamento do município. Nossa reportagem cobriu esta Câmara durante oito anos, entre 2008 a 2018, frequentando praticamente todas as suas reuniões ordinárias, e nunca presenciou Flávio politizar a creche.
Dificilmente ele falava sobre o assunto, mesmo que provocado, e nas campanhas vesperais das eleições nuca pautou a instituições nos palanques. Seu filho Thiago Almeida seguiu seus passos e se elegeu vereador pela primeira vez em 2020, também sem o uso da creche.
Somente agora, nos 30 anos da instituição, é que eles decidiram mostrar, de forma mais efetiva e exemplar, a história da instituição para que a população tomasse conhecimento da grandiosidade deste projeto que nasceu do sonho de um soldado da periferia que virou realidade.

Flávio com o filho Thiago, um dos primeiros alunos da creche e hoje seu presidente
[caption id="attachment_2359" align="alignnone" width="300"]
A imponente sede da creche que tem São Judas Tadeu como padroeiro. Foto/AN
