Por uma interferência espúria, o antigo site do jornal A Notícia, com mais de mil publicações, teve a sua licença não renovada pelo provedor. Houve perda total de todo o seu valioso conteúdo em outubro de 2022.
Tentamos, em vão, recuperar pelo menos parte do material. Sem arquivo e novos armazenamentos no Google, passamos a utilizar as redes sociais. De preferência as plataformas de vídeos.
Agora voltamos com outro provedor e o mesmo domínio e propósito: o de melhor informar o público sobre a política em Nova Lima. O site, outrora eclético e de conteúdo descritivo, recomeça do zero, em formato do gênero jornalismo opinativo e crítico.
O foco na análise política como eixo editorial se dá em razão de já existirem na cidade mídias eletrônicas, de papel e digitais produzindo com qualidade o chamado “jornalismo de bairro”, com informações atualizadas sobre os acontecimentos locais.
Aliás, também cumprimos bem esse papel no passado não muito distante.
Fundado em 2010, o A Notícia circulou até 2018, com credibilidade e cobertura dos fatos de maior relevância na região. No começo, com até 30 páginas e 20 mil exemplares.
Porém, comercialmente, fraco. Nunca teve contratos com a Prefeitura e a Câmara. E nem conchavos com grupos políticos. Não havia a preocupação de faturar a qualquer custo.
A independência levou-o à investigar com mais liberdade as instituições públicas, sobrevivendo, por isso, de minguadas cotas publicitárias recebidas das agências contratadas pelo governo.
O motivo maior do boicote estava na sua linha editorial agressiva e implacável na defesa do interesse coletivo. Foram centenas de denúncias contra abusos e a malversação do dinheiro público.
Sem recursos, o jornal físico foi a óbito em 2019. Restou a sua versão virtual que durou até 2020. Foi quando o site passou a adotar um texto no formato revista, sem o mix de reportagem.