EX-PREFEITO DE NOVA LIMA VITOR PENIDO NÃO PODERÁ CONCORRER NAS ELEIÇÕES DE 2024

0

Vitor Penido foi prefeito de Nova Lima em seis mandatos. Foto/AN

O ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido de Barros (PL), não poderá concorrer nas eleições de 2024. O processo que o condenou por improbidade administrativa (fornecimento de combustível pelo posto da família, em 2001, quando era prefeito), transitou em julgado em 26/08/2022, conforme certificado expedido pelo Superior Tribunal Federal (STF).

A condenação o torna inelegível por três anos a partir desta data e foi proferida pelo TJMG em 2014, tendo como relator o desembargador Dárcio Lopardi Mendes, da 14ª Câmara Cível.

Na condenação de primeira instância, o ex-prefeito não teve a perda dos direitos políticos decretada pela 4ª Vara Cível da Comarca, por entender que não houve “dano ao erário”. Ele foi apenas multado e proibido de exercer cargos públicos por três anos.

A sua defesa, no entanto, recorreu da sentença que foi reformulada em segunda instância. Vitor e seu filho Vitor Sarti (dono do posto que gerou a condenação) recorreram da decisão em Brasília e perderam a causa em definitivo no ano passado, sendo inclusos na Lei da Ficha Limpa. Vitor deixou a prefeitura em janeiro de 2021, no seu sexto mandato como prefeito da cidade.

Eleito em 2017 pelo DEM, mas tomando posse da prefeitura em setembro de 2016, em substituição ao prefeito cassado por irregularidades na eleição de 2012 que resultou na inelegibilidade por oito anos do então prefeito Carlinhos Rodrigues (PT),Vitor não pode concorrer à reeleição. Lançou o então vereador Wesley de Jesus (PP) que perdeu o pleito para o atual prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania), que era seu vice.

Com a impossibilidade da candidatura de Vitor, resta saber quem será o seu candidato. Ele migrou do DEM para o PL de Jair Bolsonaro, com ataques sistemáticos ao PT, que também não sabe quem será o seu candidato, porque o partido está rachado. Carlinhos Rodrigues não consegue consenso em torno de seu nome e tem pela frente um osso duro de roer, que é o presidente da Câmara Thiago Almeida, a grata surpresa da eleição passada.

Filho do ex-vereador de cinco mandatos Flávio de Almeida, o presidente da Câmara foi eleito para o cargo no seu primeiro mandato com quase nove meses de antecedência e vem fazendo um trabalho exemplar à frente do Legislativo, ao cortar as verbas indenizatórias, valorizar os concursados, aumentar, com seus pares, o número de assentos para o próximo mandato de 10 para 15, e reduzir o salário e cargos dos comissionados.

Thiago Almeida é visto hoje como o fiel da balança em 2024 e anda muito próximo do prefeito João Marcelo que deu um upgrade em seu mandato ao priorizar as obras de mobilidade urbana (conclusão da duplicação da MG-030, pavimentação da MG-437 (NL-Sabará) e licitação da avenida do Contorno no Jardim Canadá que vai tirar o trânsito de veículos pesados da rua Toronto, uma antiga reivindicação do bairro.

O prefeito tem investido pesado nos programas sociais e culturais, e também nos servidores públicos. Ele enviou à Câmara, na reunião desta terça-feira, 10, o projeto de construção da sede própria do sindicato dos servidores, uma reinvindicação antiga da categoria.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!