TRÁFEGO DE CARRETAS DE MINÉRIO NA BR-040 EM NOVA LIMA CAI 70%

Carretas de minério são responsáveis por causar insegurança na BR-040, como uma das principais causas de acidentes no trecho entre Conselheiro Lafaiete e Nova Lima. Foto: Flávio Tavares/O Tempo
O tráfego de carretas de minério na BR-040, na jurisdição do município de Nova Lima, caiu cerca de 70%. A média diária era de até três mil e agora não passa de mil caçambas, segundo dados não oficiais da PRF, porém confirmados pelo presidente da Câmara Thiago Almeida (PSD).
Esta redução do tráfego de carretas de minério no trecho se deve ao cumprimento da lei criada pela Câmara em 2024, de autoria de Thiago Almeida, exigindo que as mineradoras utilizem suas estradas particulares para a lavagem e o beneficiamento do minério de ferro no Complexo da Vale de Vargem Grande, na divisa de Nova Lima com Itabirito.
O objetivo da lei é descongestionar o tráfego neste corredor urbano cercado por vários condomínios (entre os quais, o Alphaville), e os bairros Jardim Canadá, Vale do Sol e Água Limpa. A região é responsável por mais de 50% da economia do município, e o trecho é de alto índices de acidentes.
O percentual atualizado de acidentes, com a redução do tráfego das carretas no local, ainda não foi revelado pela PRF que vem utilizando radares móveis nos trechos mais crítico para inibir o excesso de velocidade e manobras de alto risco.
Boletins anteriores apontam uma média anual superior a 150 mortes entre Conselheiro Lafaiete e Nova Lima. Com a redução de 2/3 do tráfego de carretas de minério, a expectativa é de uma diminuição significativa de óbitos, já que este tipo de transportes é uma das principais causas de sinistros na estrada.