CARLINHOS RODRIGUES ADMITE INELEGIBILIDADE, MAS NÃO ACREDITA EM PRISÃO

0

Carlinhos Rodrigues cumpriu recentemente uma pena de oito anos de perda dos direitos políticos, e agora praticamente encerra o seu ciclo na vida pública com mais oito a serem cumpridos pela frente. Foto/Divulgação.

A exemplo do ex-prefeito Vitor Penido, do PL, que está inelegível para a eleição de 2024, por crime de improbidade administrativa, outro ex-prefeito de Nova Lima, Carlinhos Rodrigues, do PT, também deve ficar fora do pleito.

Em mensagem publicada pelo próprio ex-prefeito no grupo de WhatsApp do partido essa semana (em resposta a questionamentos de outros filiados sobre a sua situação jurídica), Carlinho Rodrigues admitiu a inelegibilidade:

“Tenho informação de que caiu a vigência da liminar do processo da CODEVASF, obtida em 2020, portanto, três anos após…não acreditamos em prisão, mas é importante ressaltar que não se trata de corrupção, de enriquecimento ilícito ou coisa que o valha”.

Mais adiante, Carlinhos Rodrigues pondera que se tiver de cumprir qualquer pena, “vamos fazer por falha da defesa, porque provamos depois que o objeto da condenação não existe. Portanto, nada que me envergonhe ou ao Partido”

O processo envolvendo a prefeitura e a CODEVASF originou-se de uma
ação Cível Pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2013, pelo mau uso do recurso obtido. O ex-prefeito explica a situação.

Ele conta que a o município contraiu empréstimo do Governo Federal para construção da estação de tratamento do Vale dos Cristais. O argumento é de que a prefeitura não teria prestado conta dos recursos recebidos e não teria devolvido o dinheiro restante.

“O responsável pela Prefeitura, lógico, é o prefeito da época, seria então, o condenado. No caso, eu mesmo! Descobrimos essa condenação em 2020 no processo de registro de candidatura”. E prossegue:

”Imediatamente requisitamos da CODEVASF os comprovantes de quitação das contas do recurso e da devolução do restante. De posse desses documentos obtivemos a liminar”.

Ocorre que a justiça entende que estas provas não poderiam ser usadas, pois elas já existiam no transcorrer do processo, não eram peças novas, portanto não válidas para o momento posterior à condenação.

OPINIÃQ

É o fim do ciclo de duas das mais importantes personalidades políticas do município neste século, com um total de oito mandatos, seis de Vitor (sendo três no século passado) e dois de Carlinhos.A inelegibilidade deles, já esperada por esta página, abre as portas da prefeitura para novos atores, entre os quais, o atual prefeito João Marcelo, que, com certeza, irá renovar o seu mandato, e também para o presidente da Câmara, Thiago Almeida, os dois de centro-esquerda, aliados hoje e, quiça, por um bom tempo. Eles têm a mesma idade, 32 anos, e um futuro promissor pela frente. Outras lideranças surgirão, mas é inegável a contribuição de Vitor e Carlinhos para o desenvolvimento do município, cada qual no seu tempo. Vitor Foi, ao meu ver, o melhor prefeito da história da cidade. Entretanto, independentemente da inelegibilidade, já estava na hora de pendurar a chuteira, pela idade avançada. Já o petista fez um excelente mandato de 2005 a 2008, mas pecou no segundo (2009-2012), permitindo a entrada de muitos bandidos na prefeitura. Chegou a hora de pagar as contas!

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!