PROJETO “CÂMARA NAS ESCOLAS DE NOVA LIMA” TERÁ APOIO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL E DA OAB

0

Presidente Thiago Almeida durante a sua fala no lançamento do projeto "Câmara nas Escolas". Foto/Reprodução/Canal do YouTube da CMNL

A Câmara Municipal de Nova Lima realizou nesta segunda-feira, 19/5, o lançamento oficial do projeto “Câmara nas Escolas”. Uma forma de levar a política legislativa aos estudantes do ensino médio e estimular a participação ativa dos jovens na política e na formação de lideranças.

Este Projeto Piloto será desenvolvido entre maio e dezembro deste ano, com a participação de alunos de cinco escolas estaduais. Haverá oficinas, palestras com autoridades convidadas e a simulação do processo legislativo para os jovens experimentarem, na prática, como é o funcionamento da democracia e do Poder Legislativo Municipal.

Os estudantes poderão se candidatar por meio de partidos criados por eles e que servirão de base para os projetos de lei a serem desenvolvidos por cada uma das cinco escolas. Haverá montagem de chapas e cada candidato apresentará um resumo de proposta legislativa baseada no tema da agremiação escolhida.

O foco será a representação dos problemas reais da escola, do bairro ou da cidade, trazendo uma ideia viável de solução por meio da lei proposta, conforme o rito regimental e a necessidade e o desejo de cada um.

Durante o processo, haverá visita dos alunos à Câmara, para conhecerem os trabalhos legislativos,  montagem de chapas, campanha e a eleição dos 15 vereadores mirins. Ocorrerão debates, sabatinas, uso de cartazes, vídeos e rodas de conversa. O “Câmara nas Escolas” será implementado com apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e da Ordem dos Advogados (OAB-NL).

As escolas participantes são: Escola Estadual Maria Josefina Sales Wardi; Escola Estadual Josefina Wanderley Azeredo; Escola Estadual João Felipe da Rocha; Escola Estadual Deniz Vale, e Escola Estadual Augusto de Lima.

“NÃO ADIANTA FALAR DO FUTURO SEM O PRESENTE”

O evento foi conduzido pelo presidente da Câmara, Thiago Almeida (PSD), idealizador do projeto coordenado pela equipe comandada por Juliana Rocha que apresentou as etapas do projeto, a princípio a ser realizado com alunos do 3º ano.

Em sua fala, Thiago Almeida lembrou de seu tempo de escola pública, da experiência de vida ensinada pelo seu pai (ex-vereador de cinco mandatos, Flávio de Almeida), fato este que acabou refletindo no seu comportamento inquieto dentro da escola. “Eu senti que a gente podia mudar as coisas e levava, com o meu grupo, as exigências para a diretora e ela falava: eu também tenho as minhas”.

Eu aprendi –prossegue Almeida — que ou nós fazemos as coisas acontecerem ou os outros farão por nós. “Quando começou este projeto da Câmara nas Escolas, pensei: é isso que eu quero, porque eu tive a experiência da política em casa, mesmo sentado numa carteira de escola, mas nem todos tiveram esta oportunidade. Serão 15 jovens eleitos e, com certeza, alguns deles estarão aqui no futuro. Logo, temos que pensar no presente e fazer as coisas acontecerem”.

Também fizeram uso da palavra a vereadora Viviane Matos, que por sinal foi professora de outros dois presentes: Pedro Dornas e Wesley de Jesus (“fico muito feliz em vê-los aqui representando o povo”); Nilton do Água, Zelino e Ismael da Cruz, além de representantes do TRE, da OAB, a ex-vereadora Juliana Sales e diversas outras autoridades.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da CMNL.

Projeto “Câmara nas Escolas”

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!