ELEIÇÃO DE 2024 DEVERÁ TER AS MESMAS REGRAS DA ANTERIOR,MAS NOVA LIMA TERÁ NOVIDADES PARA A VAGA DE VEREADOR

0

Antiga sede da Câmara será substituída por uma nova a ser erguida no bairro Oswaldo Pena Barbosa. Foto/Google/Reprodução.

A eleição de 2024 terá, com certeza, as mesmas regras da de 2020, porque a mudança da lei eleitoral pelo Congresso Nacional só vale para o próximo pleito se for feita com um ano de antecedência. Ou seja, até 6 de outubro, data do primeiro turno. O que poderá mudar a partir de então são as resoluções normativas do TSE que não alteram as regras da disputa pelas vagas de prefeito, vice e vereadores.
Em Nova Lima a única mudança, já prevista em lei pela Câmara, é o aumento de mais cinco vagas para vereador. De 10 saltou para 15.  Ou seja, os partidos poderão aumentar em 1/3 o número de candidatos. E isso interfere no quociente eleitoral que diminui em mais ou menos mil votos. Vai girar em torno de 2,4 mil para que o partido consiga uma das vagas de vereador.
Vale dizer que não existem mais as coligações para as proporcionais. Para a disputa pela Prefeitura, não muda nada em relação a 2020: as coligações, neste caso, continuam, as regras são as mesmas,  inclusive para as propagandas e financiamento de campanha. O calendário pode sofrer algumas alterações, assim como as orientações sobre o dia da votação.
Na eleição anterior, por exemplo, a biometria não foi exigida, mas o uso de máscaras e álcool gel, sim, devido à pandemia da Covid-19 que, inclusive, alterou a data do pleito, o que não deve ocorrer no ano que vem. Detalhe: é preciso ficar atento às postagens nas redes sociais, principalmente crÍticas ao processo eleitoral, porque o TSE está jogando pesando em cima dos anarquistas. Fak News, nem pensar!
MORALIZAÇÃO

Importante ressaltar que os 15 vereadores de Nova Lima a serem eleitos no ano que vem terão pela frente uma legislatura totalmente diferente das anteriores, devido ao processo de reestruturação do Poder Legislativo feito pelos atuais. As verbas indenizatórias foram extintas recentemente, assim como também vários cargos comissionados. Houve ainda a redução do vencimento de outros, com a adoção de uma nova política de cargos e salários para contemplar os concursados. O presidente Thiago Almeida calcula uma economia no orçamento da Casa em torno de 23%. Uma nova sede será construída no bairro Oswaldo Pena Barbosa.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!