VEREADORES REINICIARÃO ATIVIDADES HOJE COM “PAUTA CHEIA”

0

Mesa Diretora terá muito trabalho neste semestre para dar conta das pautas polêmicas desta segunda metade do ano. Foto/Divulgação

A Câmara de Nova Lima volta do recesso de meio de ano nesta terça-feira de agosto com a pauta cheia para o segundo semestre do ano. Estão previstos, além da revisão do Plano Diretor, já na agulha para ser enviado ao Legislativo, tem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a ser protocolada até o dia 31 de agosto pelo Executivo, e a difícil tarefa do presidente Thiago Almeida (PT) que tem até o final do ano que vem para construir a nova sede no bairro Oswaldo Pena Barbosa.

O projeto arquitetônico já está pronto, com seus três pavimentos. Falta agora dar início ao processo licitatório para a execução da obra que contará com 15 gabinetes, com o acrescimento de mais três assentos para a próxima legislatura, e as demais instalações para abrigar a parte administrativa. A exemplo do que ocorre com a pauta do plenário, a administrativa também vem sendo elaborada de forma colegiada pelo presidente que normalmente envolve todos os seus pares nas decisões mais importantes  da Casa.

Foi o que ele fez recentemente ao promover a reestruturação administrativa da Câmara, com o novo Plano de Cargos e Salários, para maior valorização do corpo efetivo; o corte de alguns cargos comissionados e transferência da coordenação dos serviços internos para os concursados, em detrimento do quadro amplo. A medida teve a participação dos vereadores e de uma comissão mista, em busca de um consenso sobre a racionalização dos serviços internos e maior equidade na relação comissionados e concursados.

A expectativa é de que a Casa vai economizar mais de R$ 1 milhão com essas mudanças até o final deste mandato, embora o reajuste salarial a ser promovido contemplando os concursados. O novo cronograma foi elaborado já pensando na próxima legislatura, porém sem maiores gastos. Pelo contrário. A ordem é a racionalização dos serviços e melhoria do atendimento ao público e aos gabinetes, para maior celeridade dos trabalhos, com modernidade e economia de tempo e dinheiro.

Como teremos eleições no ano que vem, o presidente terá que correr contra o relógio para não deixar muita coisa para 2024, principalmente para o segundo semestre quando terão início as campanhas de renovação do mandato dos vereadores e, consequentemente, as eventuais faltas e pautas vazias para não prejudicar os debates. O custo da nova sede e os detalhes do projeto ainda não foram revelados pelo corpo técnico da Câmara, o que deverá ocorrer ainda este mês.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
× Fale conosco agora!